Hérnia Umbilical

O que é?

Uma hérnia é uma protuberância que se formou quando os órgãos internos do corpo empurram através de um ponto fraco na parede abdominal.

A hérnia umbilical (paraumbilical) é a protuberância que se forma perto do umbigo quando uma parte do intestino, gordura ou líquido é empurrado para fora através de um músculo enfraquecido do abdômen. A hérnia umbilical pode ser encontrada em crianças e adultos.

Quais são os sinais e sintomas da hérnia umbilical?

O principal sintoma de uma hérnia umbilical é a presença de um inchaço ou protuberância próximo ao umbigo, que varia de tamanho.

A protuberância pode ser perceptível em bebês quando eles tossem, choram ou forçam o abdômen e podem diminuir enquanto estão deitados ou se mantêm calmos. Esta hérnia geralmente não é dolorosa em crianças. No entanto, as hérnias umbilicais em adultos podem causar dor, desconforto e aumento de tamanho ao longo do tempo.

O que causa uma hérnia umbilical?

A hérnia umbilical é comumente causada em bebês e crianças pequenas, especialmente em bebês prematuros.

O cordão umbilical passa por uma pequena abertura muscular no abdômen do bebê durante a gravidez. Às vezes, os músculos da abertura umbilical não fecham completamente após o nascimento. Isso leva a um ponto fraco perto do umbigo, que permite que os órgãos internos do abdômen o atravessem.

Pessoas com vários problemas de saúde que podem exercer pressão sobre o abdômen, como excesso de peso, gravidez múltipla, ascite (excesso de líquido na barriga), são propensas a desenvolver uma hérnia umbilical. Outras situações, como levantar objetos pesados, forçar os músculos abdominais durante a constipação ou tosse e ter uma próstata grande também podem causar hérnia umbilical.

Quais são as consequências de não tratar?

Se não forem tratadas, as hérnias umbilicais podem ficar presas e estranguladas, cortando assim o suprimento de sangue para a parte presa. Isso pode causar a morte do tecido aprisionado (necrose de gangrena) e resultar em complicações graves.

Quais são as opções para o tratamento?

Em adultos, uma protuberância dolorosa e aumentada geralmente é tratada com cirurgia. A cirurgia pode prevenir mais complicações da hérnia, que podem ocorrer devido ao estrangulamento.

Como é diagnosticada uma hérnia umbilical?

Para diagnosticar uma hérnia umbilical, seu médico revisará seus sintomas e seu histórico médico.

O exame físico geralmente é realizado para determinar o tamanho e a proeminência da hérnia umbilical. Sua protuberância será examinada quando você estiver em pé e deitado. Seu médico pode tentar reduzir a protuberância empurrando-a para dentro do abdômen e pedirá para você tossir para ver se há alguma alteração no tamanho da protuberância. Exames de sangue e exames de imagem, como raios-X, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico.

Sou um candidato para correção de hérnia umbilical?

As indicações para recomendar o reparo cirúrgico em crianças incluem:

Hérnia dolorosa, presa ou estrangulada;

Hérnia não fecha em 5 ou 6 anos;

Buraco grande perto do umbigo (maior que 1 polegada de diâmetro);

O reparo da hérnia em adultos é recomendado apenas se a hérnia for grande, dolorosa e com risco de ficar presa e estrangulada.

Como é realizada a correção da hérnia umbilical?

Seu cirurgião pode realizar uma cirurgia aberta ou uma cirurgia laparoscópica.

O procedimento

A protuberância será empurrada para dentro da cavidade abdominal, e a parede abdominal será suturada ou uma malha colocada para apoiar a parte fraca de sua parede abdominal.

O que posso esperar após o reparo da hérnia umbilical?

Um reparo de hérnia umbilical geralmente é feito como internação diária, para que você possa ir para casa no mesmo dia da cirurgia. Após a cirurgia, você será monitorado e prescrito analgésico para mantê-lo confortável. Seu médico irá prescrever analgésicos para mantê-lo confortável em casa na semana seguinte à cirurgia.

Quais são os benefícios do reparo da hérnia umbilical?

A cirurgia é o único meio de reparar uma hérnia umbilical. Além disso, a cirurgia de hérnia umbilical laparoscópica tem os benefícios abaixo quando comparada a uma abordagem aberta:

  • Internação hospitalar mais curta;
  • Recuperação mais rápida;
  • Cicatrizes menores;
  • Menos dor pós-operatória;
  • Menos infecção da ferida;
  • Retorno mais rápido à dieta regular;
  • Descrever as fases de recuperação e cuidados.

Você pode sentir sensibilidade, inchaço e hematomas ao redor da ferida. Você ou seu filho devem levar de 2 a 4 semanas para retomar as atividades normais. Você será capaz de realizar atividades leves 1 ou 2 semanas após o procedimento, mas deve evitar levantar objetos pesados ​​e atividades extenuantes por 4-6 semanas. Você é encorajado a fazer caminhadas e outros exercícios suaves para ajudar no processo de cura. Pergunte ao seu cirurgião sobre poder dirigir.

Sua ferida será coberta com um curativo de plástico à prova d'água que permite que você tome banho normalmente. Este curativo e quaisquer pontos são removidos em sua consulta de acompanhamento em 7 a 10 dias. Será mais confortável para você usar roupas soltas. Beba muita água e coma uma dieta rica em fibras para prevenir a constipação.

Quais são os resultados do reparo da hérnia umbilical?

O reparo da hérnia umbilical é eficaz no tratamento da hérnia; no entanto, há chances de que ela possa se repetir. Como em todas as cirurgias, o reparo da hérnia umbilical pode estar associado a certas complicações, como infecção, sangramento, coágulos sanguíneos e lesões no intestino.

Quanto tempo ficarei fora do trabalho/escola?

Seu filho pode retornar à escola após cerca de 1 semana e pode começar a praticar esportes em cerca de 2 semanas. Você poderá retomar seu trabalho após 1-2 semanas, a menos que seu trabalho envolva trabalho manual extenuante.

Qual o custo do procedimento?

O Conselho Federal de Medicina proíbe a divulgação de preços de cirurgias pela internet. Por isso, os valores são passados somente após uma avaliação na consulta. 

DRA. LETÍCIA DO VALE

Letícia do Vale é Médica especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, cirurgiã laparoscópico avançada, com sede em Palmas / TO. 

Comprometida com a medicina personalizada e centrada no paciente, a Dra. Letícia conduz uma consulta minuciosa e dispõe de um ambiente acolhedor e moderno.

Tratamento especializado em doenças do sistema digestivo.

Marque uma Consulta

Se você acha que você ou alguém da sua família pode estar sofrendo com uma condição de diástase, entre em contato conosco para marcar uma consulta.

Horário de funcionamento: Comercial.

Horário de funcionamento: Comercial.

Endereço:

Clínica Salutá, Hospital Santa Thereza, 602 Sul, R.NS-B, Lote 08, Palmas – TO

Como Chegar: