Apendicite

O que é?

A apendicite é uma inflamação do apêndice, uma pequena bolsa ligada ao intestino grosso. Tal incidente pode acontecer em qualquer idade. Para os mais jovens, a apendicite é provavelmente a causa mais comum de dor abdominal que requer cirurgia de emergência.

Causas

Na maioria dos casos, o motivo específico da inflamação não é conhecido, mas é devido ao bloqueio da abertura que conecta o intestino grosso e o apêndice. Em muitos casos, é causada por pequenos pedaços de fezes endurecidas (fecalitos) que ficam presos no apêndice.

Sintomas

O primeiro sinal costuma ser uma dor ou desconforto no centro do abdome. A dor geralmente começa perto do umbigo e se move para baixo e para a direita. Essa dor vai e vem em ondas. A dor é muitas vezes pensada a princípio como uma simples indisposição estomacal.

Alguns sintomas de apendicite:

  • Náusea;
  • Vômito;
  • Diarréia;
  • Prisão de ventre;
  • inchaço abdominal;
  • Incapacidade de passar gases;
  • Febre baixa que começa após outros sintomas;
  • Anorexia.

Curso de Doença

Devido ao risco de ruptura, a apendicite é considerada uma urgência. Qualquer pessoa com sintomas deve consultar um médico imediatamente.

Diagnóstico

O médico faz um histórico médico do paciente e verifica sua temperatura

Exames de sangue e urina são realizados para procurar infecção

O médico examina o paciente pressionando a parte inferior direita do abdômen e, às vezes, inserindo um dedo no ânus (passagem posterior) para excluir outras causas de dor

As mulheres costumam fazer um exame vaginal

Não há um teste que irá diagnosticar a apendicite com certeza, geralmente os médicos usam tomografia computadorizada ou ultrassom para ver se o apêndice parece inflamado. A cirurgia é realizada com base no exame do médico e nos resultados dos testes. Muitas doenças podem causar os mesmos sintomas da apendicite.

Anestesia e antibióticos

A operação será realizada sob anestesia geral, administrada por um anestesista. Os antibióticos serão administrados na sala de cirurgia.

Procedimento operatório

O apêndice, muitas das vezes, pode ser removido por meio da laparoscopia, com a vantagem do paciente ter incisões menores e uma recuperação mais rápida; além de uma cicatrização menor, que proporciona um melhor benefício estético.

Em alguns casos (mais avançados) será necessário realizar a cirurgia convencional.

Apendicectomia laparoscópica (apendicectomia)

Cuidados pós-operatórios após um procedimento de apendicectomia laparoscópica;

Como sua operação foi feita por laparoscopia, o nível de desconforto que você sente deve ser menor do que em uma operação aberta. No entanto, é inevitável que sinta algum desconforto. Em particular, isso será na região onde o apêndice costumava estar no lado direito. Você também sentirá algum desconforto associado às três pequenas incisões – uma logo abaixo do umbigo ou umbigo e as duas incisões menores. O anestésico local de ação prolongada terá sido injetado nas feridas, mas após algumas horas esse efeito desaparecerá.Consulte seu médico sobre a administração de analgésicos.

Atividade física (incluindo atividade sexual)

É muito importante manter um certo grau de atividade física após a operação. Sinta-se à vontade para se movimentar pela casa e fazer pequenas caminhadas a partir do pós-operatório imediato. O grau de atividade física permitido é em grande parte senso comum. Como regra geral, você deve diminuir o ritmo se as feridas ou o local da operação se tornarem desconfortáveis ​​e aumentar gradualmente a cada dia. Certamente dentro de uma semana a 10 dias você deve estar apto a realizar as atividades normais do dia a dia, com exceção de levantar objetos pesados ​​- isso deve ser evitado por um período de 4 semanas após a cirurgia. A retomada da atividade sexual é mais uma vez uma questão de bom senso – deve ser realizada de forma gradual. Tal atividade pode ser retomada após 1 semana.

Qual o custo do procedimento?

O Conselho Federal de Medicina proíbe a divulgação de preços de cirurgias pela internet. Por isso, os valores são passados somente após uma avaliação na consulta. 

DRA. LETÍCIA DO VALE

Letícia do Vale é Médica especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, cirurgiã laparoscópico avançada, com sede em Palmas / TO. 

Comprometida com a medicina personalizada e centrada no paciente, a Dra. Letícia conduz uma consulta minuciosa e dispõe de um ambiente acolhedor e moderno.

Tratamento especializado em doenças do sistema digestivo.

Marque uma Consulta

Se você acha que você ou alguém da sua família pode estar sofrendo com uma condição de diástase, entre em contato conosco para marcar uma consulta.

Horário de funcionamento: Comercial.

Horário de funcionamento: Comercial.

Endereço:

Clínica Salutá, Hospital Santa Thereza, 602 Sul, R.NS-B, Lote 08, Palmas – TO

Como Chegar: